Secretário de Indústria e Comércio se reúne com a CDL e apresenta ações para fortalecer o comércio de Candeias
Leonardo Dias elencou as ações que serão executadas ainda em 2014
O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Leonardo Dias, reuniu-se, na noite de segunda-feira (7), na sede da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, com a diretoria da entidade para apresentar o Plano de Fortalecimento do Comércio de Candeias, ouvir as dificuldades enfrentadas pelos empresários apontando as medidas que serão tomadas pela Secretaria para o fortalecimento comércio candeiense. Também a criação de um ambiente propício ao empreendedorismo foi discutida, além de outras ações para alavancar ainda mais o comércio da cidade.
Dentre os assuntos abordados, esteve a implementação da Lei Geral, que prevê um tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas nas licitações públicas de até R$ 80 mil, e na participação de até 30% dos contratos junto a grandes fornecedores onde existe a necessidade de subcontratações, mas, principalmente, de todo um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico local.
O secretário Leonardo Dias informou que o Sebrae vai colaborar neste processo no sentido de subsidiar as ações da Seinco. "Cinquenta e nove por cento dos nossos empregos são gerados pelos micro e pequenos negócios. Em parceria com o Sebrae, pode-se, por exemplo, colocar em prática a Lei Geral aprovada em 2012, que até hoje não foi efetivada, estabelecendo um ambiente favorável ao empreendedorismo e ao comércio. Essa Lei é muito importante. Ainda não foi criado o Comitê Gestor, previsto na Lei, que é um mecanismo que contribuirá para o fortalecimento econômico. O Sebrae pode ajudar bastante na formação e regularização das microempresas na cidade e daremos atenção especial aos microempreendedores", explicou o secretário.
Segundo Roberto Bispo, presidente da CDL, a preocupação da entidade é de atrair cada vez mais a população para comprar no comércio local, evitando que os clientes tenham que buscar outros centros comerciais. Roberto, lembrando a proximidade dos festejos juninos, defendeu o apoio da Prefeitura a promoções e outros recursos para atrair clientes. Posto isto, Leonardo Dias afirmou que as medidas já estão sendo tomadas. "O São João de Candeias, que este ano vem acompanhado da Copa do Mundo, já está sendo pensado e a administração municipal vai fazer toda a ornamentação da área comercial e criar uma integração entre os organizadores dessa festa e os comerciantes", disse Dias.
Candeias é uma espécie de capital comercial para Santo Amaro, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, entre outros, segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio. “Medidas têm que ser tomadas constantemente. No ano passado, o gestor municipal promoveu o videomonitoramento do centro comercial, com câmeras de alta resolução, um marco muito importante para a cidade. Agora também terá a implantação do estacionamento rotativo, padronização das calçadas, mas não é só isso: vamos estabelecer as condições de incentivo para cadastrar os microempreendedores individuais (MEI), reforçando tal ação com a criação do ‘camelódromo’, projeto que tem apoio total do prefeito, cuja área a ser implantada está sendo analisada. De outro lado, iremos também organizar seminários, feiras, produzir cartilhas explicativas para novos empreendedores, além de requerer a instalação de postos da JUCEB e da SEFAZ para a cidade", anunciou.
Uma nova reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (8), na Secretaria Municipal de Finanças, com o titular Jerolino Mascarenhas, o diretor de Licitações, Allan Abbehusen, o titular da Seinco, Leonardo Dias, e os representantes do Sebrae, Neide Fernandes e Ezequiel Barbosa. O Sebrae fará o Plano de Negócios e acompanhará de perto todos os avanços com a meta de atender, no mínimo, 150 empresas só em 2014.
____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias