
A assinatura ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), na câmara dos vereadores do município
Através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, o prefeito de Candeias, Sargento Francisco, assinou na manhã desta quarta-feira (23), o convênio com o sistema Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - REDESIM. O Sistema tem o objetivo de reduzir o tempo de abertura das empresas; reduzir os custos de deslocamento, duplicidade de ações, entrega de documentos etc.; a desburocratização, como ambiente único, simples, seguro, interativo e com rápido retorno para solicitações; e a facilidade de informações e orientações consolidadas na Web, e suporte na utilização da ferramenta.
O presidente da CDL de Candeias, Roberto Bispo, disse que tanto o comércio quanto as indústrias serão beneficiadas com o convênio do Sistema REDESIM, pois irá simplificar bastante a abertura de empresas, a simplificação do contrato social e de muitos outros serviços no município.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Leonardo Dias, é muito momento importante ter a presença da JUCEB em Candeias. “É muito importante ter a presença da JUCEB aqui hoje, pois podemos dizer que a JUCEB é um órgão que registra os primeiros sonhos dos empreendedores.” Disse Leonardo.
Leonardo Dias ainda citou que no Brasil se tem uma estatística bastante negativa, onde praticamente 70% dos primeiros empreendimentos fecham no seu primeiro ano de funcionamento e é isso que irá ser combatido em Candeias.
O presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB, Francisco Nobre, disse ser uma satisfação muito grande fazer parte da solenidade para a assinatura do convênio entre a prefeitura e a JUCEB, na implantação do sistema REDESIM.
O prefeito, Sargento Francisco disse que o sistema REDESIM irá ser muito importante para os empreendedores de Candeias. “Candeias é uma cidade que tem um potencial muito grande na área comercial, onde nós vislumbramos o desenvolvimento a cada dia de pequenas e médias empresas e esse convênio é um ganho muito grande para o município.” Falou Francisco.
Ganhos ao Município e à Sociedade
Redução da economia informal; satisfação e maior probabilidade de sucesso ao Cidadão Empreendedor; criação de empregos formais; Cidadão tem direito a proteções sociais; crescimento da produtividade, que é o verdadeiro propulsor do desenvolvimento sustentável; crescimento econômico; simplificação de processos; diminuição de burocracia; redução de custos e aumento de arrecadação.
No REDESIM, todo o serviço é feito pela internet, sem precisar o cidadão se dirigir às diversas instituições públicas para iniciar ou fechar uma empresa.
Participaram também da solenidade, o vice-prefeito, Jorge Bordoni; os secretários, Jorge Santana (Trânsito e Transportes); Janemarcia Nunes (Desenvolvimento e Assistência Social); Edilson Almeida (Habitação); Rosa Maria Silveira (Educação), a sub-secretária de Educação, Marinalva Damasceno; os vereadores, Marivalda Silva; Roberto Melo; Gil Soares; Pastor Lima; Serrinha SS; e Lucimeire Magalhães; a representante contábil, Elane Santos; e o assessor técnico da JUCEB, Paulo Vicente.
Texto: Tamila Ramos
Fotos: Abdias Alves