O Secretário de Indústria e Comércio, Leonardo Dias, acompanhado do Vice-Prefeito Bom Jorge e outros Secretários participaram na manhã de ontem (26), da inauguração da Planta de Cogeração a partir de biomassa de eucalipto. A idealização é uma parceria da, ERB – Energias Renováveis do Brasil –, com a Dow Brasil. O projeto, pioneiro no setor petroquímico e o primeiro da ERB a entrar em funcionamento no Brasil, abastece a maior unidade da Dow no Brasil, localizada no município, com energia limpa, substituindo parte do gás natural que abastece o site atualmente.
O investimento de aproximadamente R$ 265 milhões é responsável pela geração de 1,3 mil empregos diretos e 3,4 mil indiretos, nas áreas industrial e florestal. Além disso, um projeto socioambiental destinado às comunidades rurais localizadas no entorno da área do projeto está sendo desenvolvido pela ERB.
A ERB e Dow estabeleceram contrato de 18 anos para fornecimento de vapor e energia. O projeto, que utilizará biomassa de eucalipto de reflorestamento, consumirá 10,4 mil hectares da madeira, originária de fazendas próprias da ERB e de parcerias que a empresa estabeleceu com produtores rurais de municípios do litoral norte da Bahia. O projeto proporcionará ainda a cogeração de 12 MW de energia, que será comercializada por meio da rede elétrica da Bahia. Essa quantidade é suficiente para suprir o consumo mensal de 56 mil casas.
Dow
Presente na Bahia há mais de 40 anos, o complexo industrial da Dow no Estado concentra grande parte da produção da empresa na América Latina. Distribuídas nos municípios de Candeias e Vera Cruz (Ilha de Matarandiba), as unidades da Dow geram cerca de mil empregos diretos e indiretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário