terça-feira, 12 de agosto de 2014

Secretaria da Indústria de Candeias pede bom senso no impasse sobre contratos com a CHESF

Secretaria da Indústria de Candeias pede bom senso no impasse sobre contratos com a CHESF

 “É inegável a importância das empresas para a economia baiana e nordestina, no entanto, a sensibilidade não deve ser apenas da parte do governo”, disse o titular da pasta

O titular da Secretaria da Indústria e Comércio de Candeias, Leonardo Dias, demonstrou preocupação e apoiou o movimento para renovação de contrato de suprimento de energia à indústria baiana, mas ressalvou que deve existir bom senso por parte dos interlocutores, tanto da parte do governo, bem como das empresas envolvidas como Braskem, Dow Química, Ferbasa, Gerdau, Mineração Caraíba, Paranapanema e Vale.

Para o secretário, é inegável a importância das empresas para a economia baiana e nordestina, no entanto, a sensibilidade não deve ser apenas da parte do governo, já que é fato comprovado de que os preços estão muito defasados.  "Mais do que renovação dos contratos, deve haver uma solução mais permanente, até mesmo para que as empresas possam ter mais tranquilidade para tomar decisões futuras de investimentos. É evidente que os atuais contratos, cujos preços são subsidiados, ao longo de todos esses anos, vêm influenciando positivamente o resultado operacional dessas empresas, na medida em que reduzem significativamente os custos de produção, já que a redução de custos com energia, que respondem, em média, por cerca de 40% da produção, vem tornando-as mais competitivas, porém elas estavam cientes de que um dia esses contratos seriam finalizados.  São empresas muito importantes da nossa Indústria, que geram milhares de empregos diretos e indiretos, e, portanto, os subsídios, deverão ser relativizados, reajustados, em um novo contrato, com novas bases, mas não poderão acabar, como defendem alguns", afirmou Leonardo Dias.

Saiba Mais

Atualmente, na média, somente a tarifa de energia (sem encargos e outros custos) as empresas pagam R$ 110 o Megawatt-hora (MWh) e esse valor poderá chegar a R$ 300 o MWh, comprometendo a produtividade do setor.  O contrato com a CHESF foi firmado há mais de 30 anos, com tarifas mais baratas em relação às de outras empresas do chamado grupo eletrointensivo (grande peso da energia no custo de produção). Soma um bloco de mais de 700 MW e foi renovado algumas vezes, a última vez, em 2010. A energia elétrica representa cerca de 40% dos custos de produção das companhias.  Na aprovação da Medida Provisória nº 579 do setor elétrico, transformada em lei em 2013, o acordo com a Chesf foi preservado e não atingido pelas novas regras.

Leonardo Dias afirmou, ainda, que a Prefeitura de Candeias encabeça a luta pelo desenvolvimento da região.   "A cidade de Candeias, que tem a vocação industrial, é quarto maior PIB da Bahia, cidade estratégica para economia baiana, abriga também a maior planta de produção da Dow Química, no Brasil, uma empresa muito importante. O complexo industrial da Dow, na cidade, presente há mais de 40 anos, é algo que nos orgulha e a gestão municipal fará todos os esforços necessários para garantir a continuidade do desenvolvimento econômico da região", disse.

____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeiasl
ascomcandeiasba@gmail.com
www.pmcandeias.ba.gov.br


terça-feira, 22 de julho de 2014

Através da SEINCO, Prefeitura de Candeias assina convênio com a JUCEB para implantar o sistema REDESIM


LEONARDO DIAS








Através da SEINCO, Prefeitura de Candeias assina convênio com a JUCEB para implantar o sistema REDESIM
A assinatura ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), na câmara dos vereadores do município

Através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, o prefeito de Candeias, Sargento Francisco, assinou na manhã desta quarta-feira (23), o convênio com o sistema Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - REDESIM. O Sistema tem o objetivo de reduzir o tempo de abertura das empresas; reduzir os custos de deslocamento, duplicidade de ações, entrega de documentos etc.; a desburocratização, como ambiente único, simples, seguro, interativo e com rápido retorno para solicitações; e a facilidade de informações e orientações consolidadas na Web, e suporte na utilização da ferramenta.
O presidente da CDL de Candeias, Roberto Bispo, disse que tanto o comércio quanto as indústrias serão beneficiadas com o convênio do Sistema REDESIM, pois irá simplificar bastante a abertura de empresas, a simplificação do contrato social e de muitos outros serviços no município.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Leonardo Dias, é muito momento importante ter a presença da JUCEB em Candeias. “É muito importante ter a presença da JUCEB aqui hoje, pois podemos dizer que a JUCEB é um órgão que registra os primeiros sonhos dos empreendedores.” Disse Leonardo.
Leonardo Dias ainda citou que no Brasil se tem uma estatística bastante negativa, onde praticamente 70% dos primeiros empreendimentos fecham no seu primeiro ano de funcionamento e é isso que irá ser combatido em Candeias.
 O presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB, Francisco Nobre, disse ser uma satisfação muito grande fazer parte da solenidade para a assinatura do convênio entre a prefeitura e a JUCEB, na implantação do sistema REDESIM.
O prefeito, Sargento Francisco disse que o sistema REDESIM irá ser muito importante para os empreendedores de Candeias. “Candeias é uma cidade que tem um potencial muito grande na área comercial, onde nós vislumbramos o desenvolvimento a cada dia de pequenas e médias empresas e esse convênio é um ganho muito grande para o município.” Falou Francisco.
Ganhos ao Município e à Sociedade
Redução da economia informal; satisfação e maior probabilidade de sucesso ao Cidadão Empreendedor; criação de empregos formais; Cidadão tem direito a proteções sociais; crescimento da produtividade, que é o verdadeiro propulsor do desenvolvimento sustentável; crescimento econômico; simplificação de processos; diminuição de burocracia; redução de custos e aumento de arrecadação.
No REDESIM, todo o serviço é feito pela internet, sem precisar o cidadão se dirigir às diversas instituições públicas para iniciar ou fechar uma empresa.
Participaram também da solenidade, o vice-prefeito, Jorge Bordoni; os secretários, Jorge Santana (Trânsito e Transportes); Janemarcia Nunes (Desenvolvimento e Assistência Social); Edilson Almeida (Habitação); Rosa Maria Silveira (Educação), a sub-secretária de Educação, Marinalva Damasceno; os vereadores, Marivalda Silva; Roberto Melo; Gil Soares; Pastor Lima; Serrinha SS; e Lucimeire Magalhães; a representante contábil, Elane Santos; e o assessor técnico da JUCEB, Paulo Vicente.
Texto: Tamila Ramos

Fotos: Abdias Alves

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Secretarias de Indústria e Comércio e de Finanças de Candeias participam de treinamento para operar o REDESIM

Em fase de implantação em Candeias, o sistema REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios vai possibilitar a diminuição da burocracia, modernização e redução do prazo para a abertura e fechamento de empresas no município. E para operá-lo com eficiência, alguns servidores da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, e da Secretaria Municipal de Finanças estão sendo treinados pele Juceb – Junta Comercial do Estado da Bahia, em Salvador, desde o último dia 7.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Candeias, Leonardo Dias, haverá capacitações constantes após este primeiro treinamento e o convênio para a instalação do REDESIM em Candeias será assinado ainda este mês. No REDESIM, todo o serviço é feito pela internet, sem precisar o cidadão se dirigir às diversas instituições públicas para iniciar ou fechar uma empresa.

Além do REDESIM, criado pela Juceb, o secretário Leonardo Dias informou que em breve Candeias receberá um posto da Juceb, que estará vinculado à Secretaria Municipal de Indústria e Comercio para oferecer serviços de registros comerciais e atividades afins como aberturas de empresas, inscrições estaduais e outros. “Esta importante parceria vai trazer os tão sonhados benefícios para os comerciantes de Candeias, uma vez que o comércio local está crescendo significativamente. Com uma unidade da Juceb em Candeias, diversos serviços, que antes só eram realizados nas cidades mais próximas como Camaçari e Salvador, serão ofertados aqui na cidade”, explicou Dias.

A unidade da Juceb de Candeias terá capacidade para também atender cidades da região como São Francisco do Conde, Madre de Deus, Santo Amaro e outras, segundo o presidente do órgão, Francisco Nobre.





quarta-feira, 28 de maio de 2014

Candeias ganhará um posto da Juceb com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio do Município

Candeias ganhará um posto da Juceb com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio do Município
Aberturas de empresas, inscrições estaduais, dentre outros serviços, serão ofertados ainda este ano na cidade, afirma o secretário de Indústria e Comércio
Para discutir a implantação de um posto da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) em Candeias, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Leonardo Dias, esteve na manhã desta segunda-feira (26) na sede do órgão estadual, onde foi recepcionado pelo presidente da Casa, Francisco Nobre, e pelo secretário-geral, Hélio Portela. A previsão é de que ainda este ano Candeias ofereça serviços de registros comerciais e atividades afins como aberturas de empresas, inscrições estaduais e outros.
De acordo com o secretário Leonardo Dias, o posto da Juceb vai estar vinculado à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, auxiliando nas ações de fortalecimento do comércio local e da região. “Esta importante parceria vai trazer os tão sonhados benefícios para os comerciantes de Candeias, uma vez que o comércio local está crescendo significativamente. Com uma unidade da Juceb em Candeias, diversos serviços, que antes só eram realizados nas cidades mais próximas como Camaçari e Salvador, serão ofertados aqui na cidade”, explicou Dias.
A unidade da Juceb de Candeias, com também o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), terá capacidade para também atender cidades da região como São Francisco do Conde, Madre de Deus, Santo Amaro e outras, segundo o presidente do órgão, Francisco Nobre.
Também foi informado pelo presidente da Juceb que a REDESIM já está em fase de implantação em Candeias. A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, REDESIM, é um sistema integrado que possibilita a diminuição da burocracia, modernização e redução do prazo para a abertura e fechamento de empresas no município. Na REDESIM, todo o serviço é feito pela internet, sem precisar o cidadão se dirigir às diversas instituições públicas para iniciar ou fechar uma empresa.

Texto: Fabiana Andrade
Foto: Marcus Simões/Juceb
____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Secretaria de Indústria e Comércio de Candeias vai intensificar acompanhamento do desenvolvimento do Porto de Aratu

Secretaria de Indústria e Comércio de Candeias vai intensificar acompanhamento do desenvolvimento do Porto de Aratu
Garantia foi dada pelo secretário Leonardo Dias, durante visita a Porto nesta quinta-feira (15)

Na tarde desta quinta-feira (15), o secretário municipal de Indústria e Comércio de Candeias, Leonardo Dias, reuniu-se com a coordenação do Porto de Aratu, onde também visitou os terminais marítimos de líquidos, sólidos e gasosos a fim de se inteirar sobre os investimento previstos para o Porto.
Acompanhando do diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Siticcan), Antonio Raimundo Loteba, de engenheiros e coordenação do Porto, o secretário Leonardo Dias garantiu que a Secretaria de Indústria e Comércio de Candeias vai intensificar o acompanhamento de todo o desenvolvimento do Porto de Aratu, inclusive, participando da relação dos trabalhadores com as empresas que irão atuar na modernização do equipamento.
Os investimentos no Porto de Aratu já tinham sido pauta de outros encontros, como na reunião entre o secretário municipal Leonardo Dias e o secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, no dia 2 de abril deste ano, quando foi discutida a possibilidade do Porto receber investimentos em torno de R$ 15 bilhões, caso haja mudança no marco regulatório dos portos, no sentido de abrir a possibilidade de investimentos privados, o que também alavancaria a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico do Município de Candeias. Naquela oportunidade, o secretário estadual James Correia disse que a modificação é possível.
Porto de Aratu
Com inegável importância econômica para o Estado da Bahia e, consequentemente, para o país, o Porto de Aratu dá suporte aos processos de importação e exportação de produtos. A sua estrutura é composta por quatro terminais, equipados para a movimentação de granéis sólidos, produtos líquidos e gasosos e suporta grande variedade de produtos, operando simultaneamente produtos petroquímicos e minérios.
Obras de melhorias estão previstas para os próximos anos a fim de colocar o Porto de Aratu entre os mais modernos portos do Brasil, além de aumentar a sua capacidade.

Texto: Fabiana Andrade
Fotos: Arquivo Pessoal/Leonardo Dias
____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias







terça-feira, 13 de maio de 2014

Secretário de Indústria e Comércio de Candeias vai a São Paulo para se reunir com grupo de atração de investimentos e visitar empresas

Secretário de Indústria e Comércio de Candeias vai a São Paulo para se reunir com grupo de atração de investimentos e visitar empresas
Leonardo Dias conversou com empresários que têm interesse em investir na região Nordeste, a fim de atrai-los para Candeias

A fim de atrair mais empresas que gerem vantagens econômicas e sociais ao Município, o secretário de Indústria e Comércio de Candeias, Leonardo Dias, viajou até o Estado de São Paulo na última sexta-feira (9), onde cumpriu uma agenda de visitas a quatro empresas, através de um grupo de atração de investimentos.
Na sede do grupo, localizada na Vila Madalena, na capital paulista, o secretário Leonardo Dias conversou com empresários que têm interesse em investir no Nordeste do Brasil, sendo o projeto de um deles implantar um Centro de Distribuição de Frios na Bahia, que vai atender a toda região Nordeste; outro, planeja instalar um Centro de Distribuição da Camisaria Colombo, tendo uma loja de varejo em Candeias; outro, criar um centro de reciclagem de lixo industrial da região; e o último, implantar uma fábrica de big bags(contentores flexíveis de volume médio feito de polipropileno). Após reunião com o grupo, que discorreu sobre as reais possibilidades da instalação dessas novas empresas em Candeias e apresentar todas as vantagens desses investimentos, o secretário visitou as empresas comandadas pelos executivos nas cidades de São Bernardo do Campo, São Caetano, Osasco e Sorocaba.
De acordo com Leonardo Dias, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio está empenhada ao máximo em atrair novos investidores, visto que o Município não apenas ganhará com a arrecadação dos impostos, que contribui nas obras e serviços para a comunidade, mas também com a geração de emprego e renda, priorizando a mão-de-obra local.

Texto: Fabiana Andrade
Fotos: Arquivo Pessoal/Leonardo Dias
____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias



quarta-feira, 9 de abril de 2014

Secretário de Indústria e Comércio se reúne com a CDL e apresenta ações para fortalecer o comércio de Candeias

Secretário de Indústria e Comércio se reúne com a CDL e apresenta ações para fortalecer o comércio de Candeias
Leonardo Dias elencou as ações que serão executadas ainda em 2014
O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Leonardo Dias, reuniu-se, na noite de segunda-feira (7), na sede da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, com a diretoria da entidade para apresentar o Plano de Fortalecimento do Comércio de Candeias, ouvir as dificuldades enfrentadas pelos empresários apontando as medidas que serão tomadas pela Secretaria para o fortalecimento comércio candeiense. Também a criação de um ambiente propício ao empreendedorismo foi discutida, além de outras ações para alavancar ainda mais o comércio da cidade.
Dentre os assuntos abordados, esteve a implementação da Lei Geral, que prevê um tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas nas licitações públicas de até R$ 80 mil, e na participação de até 30% dos contratos junto a grandes fornecedores onde existe a necessidade de subcontratações, mas, principalmente, de todo um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico local.
O secretário Leonardo Dias informou que o Sebrae vai colaborar neste processo no sentido de subsidiar as ações da Seinco. "Cinquenta e nove por cento dos nossos empregos são gerados pelos micro e pequenos negócios. Em parceria com o Sebrae, pode-se, por exemplo, colocar em prática a Lei Geral aprovada em 2012, que até hoje não foi efetivada, estabelecendo um ambiente favorável ao empreendedorismo e ao comércio. Essa Lei é muito importante.  Ainda não foi criado o Comitê Gestor, previsto na Lei, que é um mecanismo que contribuirá para o fortalecimento econômico.  O Sebrae pode ajudar bastante na formação e regularização das microempresas na cidade e daremos atenção especial aos microempreendedores", explicou o secretário.
Segundo Roberto Bispo, presidente da CDL, a preocupação da entidade é de atrair cada vez mais a população para comprar no comércio local, evitando que os clientes tenham que buscar outros centros comerciais. Roberto, lembrando a proximidade dos festejos juninos, defendeu o apoio da Prefeitura a promoções e outros recursos para atrair clientes. Posto isto, Leonardo Dias afirmou que as medidas já estão sendo tomadas.  "O São João de Candeias, que este ano vem acompanhado da Copa do Mundo, já está sendo pensado e a administração municipal vai fazer toda a ornamentação da área comercial e criar uma integração entre os organizadores dessa festa e os comerciantes", disse Dias.
Candeias é uma espécie de capital comercial para Santo Amaro, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, entre outros, segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio. “Medidas têm que ser tomadas constantemente. No ano passado, o gestor municipal promoveu o videomonitoramento do centro comercial, com câmeras de alta resolução, um marco muito importante para a cidade. Agora também terá a implantação do estacionamento rotativo, padronização das calçadas, mas não é só isso: vamos estabelecer as condições de incentivo para cadastrar os microempreendedores individuais (MEI), reforçando tal ação com a criação do ‘camelódromo’, projeto que tem apoio total do prefeito, cuja área a ser implantada está sendo analisada. De outro lado, iremos também organizar seminários, feiras, produzir cartilhas explicativas para novos empreendedores, além de requerer a instalação de postos da JUCEB e da SEFAZ para a cidade", anunciou.
Uma nova reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (8), na Secretaria Municipal de Finanças, com o titular Jerolino Mascarenhas, o diretor de Licitações, Allan Abbehusen, o titular da Seinco, Leonardo Dias, e os representantes do Sebrae, Neide Fernandes e Ezequiel Barbosa. O Sebrae fará o Plano de Negócios e acompanhará de perto todos os avanços com a meta de atender, no mínimo, 150 empresas só em 2014.
____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias





quinta-feira, 3 de abril de 2014

Secretários municipal e estadual de Indústria e Comércio discutem atração de novas empresas para Candeias

Secretários municipal e estadual de Indústria e Comércio discutem atração de novas empresas para Candeias
Leonardo Dias e James Correia pontuaram o que precisa ser feito de imediato para garantir maior desenvolvimento econômico e empregabilidade na cidade
Visando estreitar o diálogo entre os governos municipal e estadual para criar condições de instalação de novas empresas na cidade, o secretário de Indústria e Comércio de Candeias, Leonardo Dias, provocou uma reunião com o secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Estado, James Correia, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (2), na sede da SICM. Um dos assuntos discutidos foi a possibilidade do Porto de Aratu, situado em Candeias, de receber investimentos bilionários.
Caso haja mudança no marco regulatório dos portos, no sentido de abrir a possibilidade de investimentos privados, o Porto de Aratu poderá receber investimentos que girem em torno de R$ 15 bilhões, valor que promete impactar o desenvolvimento econômico do Município, também alavancando a geração de emprego e renda e o setor comercial, segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio Leonardo Dias, que apoia e vem tentando sensibilizar os interessados para tal alteração. Para o secretário estadual James Correia, a modificação é possível.
De acordo com James, esta é a primeira vez que ele recebe em seu gabinete um secretário municipal de Indústria e Comércio de Candeias e que para a cidade acelerar o desenvolvimento industrial faltava esta interlocução. “Quando precisávamos discutir algo de Candeias tínhamos que ir até lá. Agora temos um interlocutor que é você [Leonardo Dias], que veio hoje mostrando que tem propriedade para ser um grande articulador do processo e juntos podermos dar partida”, disse James. O secretário estadual também explicou algumas dificuldades que Candeias tinha antes na atração de empresas e afirmou que agora, com esta aproximação dos governos, pode-se avaliar melhor a promoção de mais facilidades para que outros empreendedores possam enxergar as vantagens e também levar benefícios para o Município, através da reavaliação da legislação que dispõe sobre as contrapartidas sociais bem como a criação do PDDU – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Candeias.
PDDU - Sobre o PDDU, instrumento básico da Política Urbana do Município, James Correia pediu que o secretário municipal Leonardo Dias tome a frente desta ferramenta no que couber. Em resposta, Leonardo Dias informou que já está fazendo um esboço do Plano e vai coordenar uma discussão com toda equipe da prefeitura, vereadores e de outros setores da cidade. Uma nova reunião foi proposta para acontecer já nos próximos dias, desta vez com a participação do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e do prefeito, para dar seguimento à elaboração do PDDU, que ainda passará por ampla discussão. 
O PDDU deve apontar as áreas potenciais para novos empreendimentos, dentre outras questões que observação relevante. Quanto a isto, o secretário Leonardo Dias sugeriu que seja feito um Termo de Cooperação para a desapropriação das áreas invadidas que pertencem à Sudic. “Candeias já perdeu muitas empresas até por falta de mais informações sobre esta questão e sobre tantas outras. O nosso objetivo é caminhar junto com a SICM e a Sudic para que, de fato, Candeias se desenvolva”, afirmou Leonardo, com palavras concordadas com as de James Correia. “Verdadeiramente tivemos muitas dificuldades com a questão da invasão de áreas. A abertura nossa para ajudar é total, mas também precisamos da participação ativa da Prefeitura”, observou.
Nova via BR 324 – Porto - Passando para a logística industrial, James Correia falou que a criação de um acesso ao Porto de Aratu através do distrito de Passagem dos Teixeira impulsionaria, e muito, a movimentação das cargas no Porto de Aratu. Segundo o secretário, esse novo acesso seria um grande legado para a logística industrial da economia baiana.
Novo Distrito Industrial e desapropriações - Leonardo afirmou que, considerando que as áreas de propriedade da Sudic, em Candeias (CIA norte) estão em finalizadas, vem conversando com o prefeito Sargento Francisco quanto à possibilidade da criação de um novo distrito industrial, pois o gestor já garantiu que é favorável à ideia, desapropriando áreas estratégicas ao crescimento da cidade. A informação foi muito bem recebida por James.
CD Magazine Luiza - Outro ponto alto da reunião foi a implantação do Centro de Distribuição da rede de varejo Magazine Luiza em Candeias, cujo Protocolo de Intenções foi assinado em maio de 2013. O novo CD atenderá as lojas da empresa na capital baiana e no interior do estado, além de Sergipe e do departamento de vendas pela internet, num investimento de mais de R$ 100 milhões e faturamento estimado em R$ 330 milhões. O secretário Leonardo Dias disse que tomará a frente de todos os trâmites necessários para a efetivação do empreendimento e que, desde já, está em contato com o representante da empresa ajudando no que for preciso, a fim de facilitar a instalação, que vai gerar mais emprego, renda e aumentar a arrecadação municipal.
A reunião foi encerrada com o convite do secretário Leonardo Dias ao secretário James Correia em visitar Candeias com a presença do prefeito Sargento Francisco. “O prefeito está com toda a disposição até porque ele é conhecedor da realidade de Candeias, além de já ter demonstrado uma grande capacidade como empreendedor”, afirmou Dias, enquanto que James Correia contou que, inclusive, tem apreço pelo gestor municipal e que, em conversa com ele, tinha apontado a falta do PDDU para maior contribuição da SICM. “Já tinha conversado com Francisco sobre isso e reafirmo que vocês têm carta branca e prioridade em nossa pasta. Já fui muito lá em Caboto com o meu pai, conheço Candeias demais e sei de todas as dificuldades e potencialidades. Parabenizo você, Leonardo, por esta iniciativa, por este perfil interessado que faz a diferença, pois só agora nesta administração vejo esta possibilidade de diálogo,” concluiu James.
Ainda sobre o mesmo tema, Leonardo participou de uma reunião com os dirigentes da Sudic - Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial na última terça-feira (1º), quando o presidente do órgão, Emerson Leal, afirmou que a sua equipe fará o levantamento das áreas viáveis à implantação de indústrias e ainda comprometeu-se a auxiliar no que o Município precisar, dentro da sua competência.

Texto: Fabiana Andrade
Fotos: Ascom/PMC
____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias







terça-feira, 1 de abril de 2014

Secretário de Indústria e Comércio de Candeias se reúne com a Sudic para discutir atração de novos investimentos

Secretário de Indústria e Comércio de Candeias se reúne com a Sudic para discutir atração de novos investimentos
Na audiência, o secretário Leonardo Dias solicitou informações sobre os investimentos previstos e propôs assinatura de um termo de cooperação

A fim de aproximar a administração municipal de Candeias com as ações do Governo do Estado voltadas para os setores industrial e comercial, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Leonardo Dias, reuniu-se com os dirigentes da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – Sudic na manhã desta terça-feira (1º), na sede do órgão.
Na audiência, Leonardo Dias solicitou informações sobre os investimentos previstos para Candeias, propôs a assinatura de um termo de cooperação e confirmou a disponibilidade da Prefeitura em verificar áreas para a implantação de novos empreendimentos que culminem em desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para Candeias.
Evanilson Amaral, chefe de divisão da Sudic, sugeriu que a Prefeitura analise a possibilidade de desapropriação de uma área grande que comporte um novo distrito industrial. “As áreas do CIA Norte estão finalizadas, mas a Sudic pode dar apoio na implantação e no planejamento de um novo distrito”, disse Evanilson. Já o presidente da Sudic, Emerson Leal, afirmou que a sua equipe fará o levantamento das áreas viáveis à implantação de indústrias que podem estar sob a jurisdição da autarquia e, por indicação da Procuradoria Jurídica do órgão, confirmou a sugestão da assinatura de um convênio de cooperação técnica entre Prefeitura e Sudic. “Essa é a primeira vez que a Prefeitura de Candeias nos visita e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para firmar essa parceria. Candeias, através do secretário municipal de Indústria e Comércio, agora tem assento nas nossas deliberações na Região Metropolitana de Salvador”, declarou Emerson Leal.
Diante das colocações, ficou definido que o secretário de Candeias, Leonardo Dias, fará a verificação das áreas preliminarmente, apontando aos técnicos da Sudic, que farão a segunda análise. “Candeias já perdeu muitas chances de investimentos, mas creio que agora será diferente, pois o gestor está disposto a fazer o possível para que a cidade de desenvolva. Cerca de 150 empresas pretendem se instalar na Região Metropolitana, mas, para tanto, procuraram a Sudic. A Prefeitura não tinha acesso à lista dessas empresas. Vamos engendrar esforços para trabalhar pelo desenvolvimento do município. O nosso Plano de Atração de Empreendimentos já está sendo elaborado e esperamos contar com o apoio da Sudic e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado,” disse Leonardo Dias.
Após a reunião, a equipe técnica e a diretoria da Sudic percorreram algumas áreas do município de Candeias com o secretário municipal.

Texto: Fabiana Andrade
Foto: Ascom/Sudic
____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias
www.pmcandeias.ba.gov.br




segunda-feira, 31 de março de 2014

Leonardo Dias presente na inauguração da Planta da ERB – Energias Renováveis do Brasil

O Secretário de Indústria e Comércio, Leonardo Dias, acompanhado do Vice-Prefeito Bom Jorge e outros Secretários participaram na manhã de ontem (26), da inauguração da Planta de Cogeração a partir de biomassa de eucalipto. A idealização é uma parceria da, ERB – Energias Renováveis do Brasil –, com a Dow Brasil. O projeto, pioneiro no setor petroquímico e o primeiro da ERB a entrar em funcionamento no Brasil, abastece a maior unidade da Dow no Brasil, localizada no município, com energia limpa, substituindo parte do gás natural que abastece o site atualmente.
O investimento de aproximadamente R$ 265 milhões é responsável pela geração de 1,3 mil empregos diretos e 3,4 mil indiretos, nas áreas industrial e florestal. Além disso, um projeto socioambiental destinado às comunidades rurais localizadas no entorno da área do projeto está sendo desenvolvido pela ERB.
A ERB e Dow estabeleceram contrato de 18 anos para fornecimento de vapor e energia. O projeto, que utilizará biomassa de eucalipto de reflorestamento, consumirá 10,4 mil hectares da madeira, originária de fazendas próprias da ERB e de parcerias que a empresa estabeleceu com produtores rurais de municípios do litoral norte da Bahia. O projeto proporcionará ainda a cogeração de 12 MW de energia, que será comercializada por meio da rede elétrica da Bahia. Essa quantidade é suficiente para suprir o consumo mensal de 56 mil casas.
Dow
Presente na Bahia há mais de 40 anos, o complexo industrial da Dow no Estado concentra grande parte da produção da empresa na América Latina. Distribuídas nos municípios de Candeias e Vera Cruz (Ilha de Matarandiba), as unidades da Dow geram cerca de mil empregos diretos e indiretos.
Localizada no município de Candeias, iniciou suas operações em 1977. Atualmente, tem duas fábricas e é a única unidade da Dow a produzir óxido de propileno (PO) e propilenoglicol (PG) na América Latina. Além disso, é responsável pela produção de ácido clorídrico e soda cáustica.






quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Ampliação da Mosaic Fertilizantes de Candeias vai gerar mais renda para o município

Ampliação da Mosaic Fertilizantes de Candeias vai gerar mais renda para o município
Prefeito e secretário participaram do ato inaugural da nova unidade, situada na BA-522
Autoridades políticas, clientes, parceiros e corporação da Mosaic Fertlizantes - Unidade Candeias participaram da reinaugurarão da fábrica na manhã desta quinta-feira (13). O novo espaço possui uma área construída de 12.700 m², o dobro do antigo, num investimento de mais de R$ 20 milhões e geração de 250 empregos indiretos durante as obras. Com a ampliação, a unidade passa a ter capacidade produtiva de 300 mil toneladas/ano e a capacidade de armazenagem de 61 mil toneladas, estimativa comemorada pela Prefeitura de Candeias, que vem ajustando regramentos para que mais empresas possam se instalar e as atuais venham a permanecer no município, alavancando a economia e gerando mais renda para a cidade.
Mosaic Candeias
Há 16 anos em Candeias, a Mosaic Fertilizantes vem ajudando a expandir a economia da cidade através dos recolhimentos de IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, TFF - Taxa de Fiscalização de Funcionamento, dentre outros, gerando novos postos de trabalho e consolidando as cadeias de fornecedores que multiplicam esses bônus financeiros. De acordo com o presidente da Mosaic Fertlizantes do Brasil, Tobias Grasso, a empresa fez uma aposta inovadora em Candeias que trouxe resultados expressivos não apenas na economia, mas também no âmbito social, graças à parceria com a administração municipal e o esforço coletivo dos seus funcionários. “Construímos com a comunidade e a gestão municipal uma relação de confiança e credibilidade e investimos R$ 100 mil para a reforma e humanização da Escola Municipal Paulo VI. Também implantamos aqui o Projeto Criança é Vida Viver Bem, que insere temas como saúde, meio ambiente e cidadania na grade curricular dos alunos do 3º ao 5º ano”, disse.
Em discurso, o prefeito Sargento Francisco parabenizou o crescimento da Mosaic e ressaltou que a expansão da unidade vai gerar mais postos de empregos diretos e indiretos e arrecadação de impostos em benefício do município, além de citar medidas administrativas para impulsionar o setor industrial da cidade. “Com esta nova planta, temos a convicção que a cidade será melhor beneficiada na arrecadação dos impostos e empregabilidade do povo de Candeias. Não podemos esquecer que a administração municipal precisa das empresas e dos empresários para que a sua economia se desenvolva. Por isso, estamos repensando leis e não queremos aumentar os impostos. Usamos a linguagem da parceria e proximidade e vamos continuar aplicando medidas da gestão participativa inovadora para atrair mais empresas como esta, que valoriza os profissionais da cidade, sendo 90% deles residentes de Candeias”, afirmou o prefeito, que participou da reinauguração acompanhado dos secretários municipais.
O gestor municipal aproveitou para agradecer o gestor da Mosaic Candeias, Sr. Aguinaldo Santos, pela parceria na reforma da Escola Paulo VI e no Projeto Criança é Vida Viver Bem, que melhorou consideravelmente o nível educacional, social e físico da instituição.
Após as apresentações, os convidados fizeram uma caminhada pelas novas instalações para conhecer o novo espaço. A Mosaic Fertilizantes de Candeias está situada na rodovia BA-522, km 1, Via Norte.

Texto: Fabiana Andrade
Fotos: Abdias Alves
____________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias








VIDEO. Entrevistas: Prefeito Francisco Conceição, Leonardo Dias
www.youtube.com/watch?v=2yuemy5wyR4